08 junho, 2013

JOAQUIM PESSOA, in ANO COMUM (Litexa, 2011)




Dia 281.

Conta comigo sempre. Desde a sílaba inicial até à última gota
de sangue. Venho do silêncio incerto do poema e sou, umas 

vezes constelação e outras vezes árvore, tantas vezes equilíbrio,
outras tantas tempestade. A nossa memória é um mistério, 

recordo-me de uma música maravilhosa que nunca ouvi, na 
qual consigo distinguir com clareza as flautas, os violinos, o 
oboé. O sonho é, e será sempre e apenas, dos vivos, dos que 
mastigam o pão amadurecido da dúvida e a carne deslumbrada 
das pupilas. Estou entre vazios e plenitudes, encho as mãos com
uma fragilidade que é um pássaro sábio e distraído que se 

aninha no coração e se alimenta de amor, esse amor acima do
desejo, bem acima do sofrimento.
Conta comigo sempre. Piso as mesmas pedras que tu pisas,
ergo-me da face da mesma moeda em que te reconheço, contigo 

quero festejar dias antigos e os dias que hão-de vir, contigo 
repartirei também a minha fome mas, e sobretudo, repartirei 
até o que é indivisível.
Tu sabes onde estou. Sabes como me chamo. Estarei presente
quando já mais ninguém estiver contigo, quando chegar a hora 

decisiva e não encontrares mais esperança, quando a tua
antiga coragem vacilar. Caminharei a teu lado. Haverá decerto
algumas flores derrubadas, mas haverá igualmente um sol limpo 

que interrogará as tuas mãos e que te ajudará a encontrar,
entre as respostas possíveis, as mais humildes, quero eu dizer,
as mais sábias e as mais livres.
Conta comigo. Sempre.




Joaquim Pessoa

11 comentários:

  1. Quisera ouvir outra Voz!
    Ver,,,
    Da Esmeralda o fulgor!
    E poder viver...
    A Felicidade atroz!
    - Amenizar tanta Dor!

    Beijo!


    ResponderEliminar
  2. Lindo poema e como gosto do som de violino, estou aqui com os pelos todos em pé!
    Em pé e em passo de corrida cá vai o meu abraço.

    ResponderEliminar
  3. promesas en prosa, sentimientos en palabras
    bien hecho Joaquim
    saludos

    ResponderEliminar
  4. Hola Sónia, buenas tardes,
    Joaquim Pessoa?
    si tuvieramos la facilidad de escribir, todos alguna vez escribiriamos algo asi...

    Un cálido abrazo
    bonito fin de semana

    ResponderEliminar
  5. Olá Sónia
    Poetas não deveriam morrer, hoje seus livros custam o preço de duas dúzias de bananas e eu encho minha casa de banana e minha cabeça de emoções.
    Lindo
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  6. LA AMISTAD ES UNA CORONA QUE HACE REY AL CORAZÓN.
    UN ABRAZO

    ResponderEliminar
  7. "Cuenta conmigo para siempre. Desde la sílaba inicial hasta la última gota de sangre".
    Es impresionantemente bello.
    Me encanta Pessoa.
    Abraços e beijos.

    ResponderEliminar
  8. Adoro este livro do Joaquim Pessoa!
    Está na minha cabeceira. leio e releio e sempre me encanto. Uma obra prima.

    Beijinho

    ResponderEliminar

  9. Desde a primeira publicação de Joaquim Pessoa, fui comprando tudo quanto editava. Mas um 'furacão', que atravessou a minha vida, levou-os como me levou os meus anos. Agora, ando a repor, nas prateleiras vazias, os livros que se foram, que comprava e que só eu lia...

    Gostei deste "Conta comigo"!

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  10. Sónia; lindo texto parabéns ao Joaquim e a ti pela escolha que fizeste.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  11. É um grande poeta, mesmo em prosa...
    Fizeste uma excelente escolha.
    Sónia, querida amiga, tem um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar

NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS ANÓNIMOS